Geração 9.5 de videogames?

Apesar de não ter sido confirmada, empresa de televisão especula sobre chegada de nova geração de consoles nos próximos anos.

 

Atualmente, o mercado de videogames se encontra em sua nona geração, que teve início em 2020 com o lançamento do PlayStation 5, da Sony, e o Xbox Series X, da Microsoft. Porém, já existem perspectivas do setor de que, nos próximos anos, uma nova geração – batizada de 9.5 – chegue as lojas.

 

Contudo, isso não quer dizer que você deva deixar de aproveitar as ofertas de videogames atualmente e comece a juntar dinheiro para comprar um console da próxima geração. No texto abaixo, entenda melhor do que se trata a chamada geração 9.5 dos videogames.

Geração 9.5?

A hipótese da chegada, em breve, da geração 9.5 dos videogames foi levantada pela fabricante de televisões chinesa TCL, durante uma apresentação em uma conferência na Polônia no mês passado. No painel, a empresa mostrou que tem a expectativa de que versões mais poderosas dos consoles atuais cheguem ao mercado entre 2023 e 2024.

Eles seriam o PS5 Pro e um novo Xbox Series X|S, equipados com a futura placa de vídeo RX 7700XT, produzido pela AMD. Com esta placa, os videogames da Sony e da Microsoft seriam capazes de renderizar gráficos em resolução 4K nativa, além de exibição em 120 quadros por segundo. Eles também teriam a opção de upscaling para até 8K.

Para efeito de comparação, vale a pena conferir quais são as especificações dos consoles atuais. Tanto o PS5 quanto o Xbox Series X são equipados com placas de vídeos que se equivalem à RX 6700XT, que também é produzida pela AMD. Com ela, a exibição também é em 120 quadros por segundo, mas a resolução é de 1440 pixels, sendo que as imagens em 4K são geradas por meio de upscaling.

Entretanto, é importante esclarecer que a “geração 9.5” ainda não foi confirmada oficialmente. Esses consoles seriam apenas suposições que a TCL fez para o futuro, sendo que a própria empresa confirmou que isso se trata apenas de projeções. Até o momento, tanto a Sony quanto a Microsoft não confirmaram planos ou informações que indiquem a existência dos sucessos do PS5 e do Xbox Series X.

Provavelmente, a expectativa da TLC foi criada com base na estratégia adotada pelas empresas na geração passada. O PS4 Pro e  Xbox One X, que formam a “geração 8.5”, começaram a ser vendidos em 2017, quatro anos após o lançamento das suas versões da oitava geração. Como o PS5 e o Xbox Series X foram lançados em 2020, é plausível imaginar que uma atualização deste tamanho aconteça nos próximos dois anos.

Especificações do PS5 e Xbox Series X

O PlayStation 5 foi lançado em duas versões: a tradicional, que é equipada com leitor de Blu-ray, e uma mais simples, sem este recurso. Essa diferença faz com que os preços entre as duas versões sejam diferentes, com a primeira custando cerca R$ 4.999 e a segunda, R$ 4.499.

Entre as evoluções que o console traz em relação ao PS4, está a já citada resolução em 4K após o upscaling e a possibilidade de rodar os jogos em 120 quadros por segundo. Outras características são que ele tem suporte a ray tracing e conta com uma memória SSD de 825 GB, aspecto que faz com que ele faça a leitura de jogos muito mais rapidamente, iniciando-os com mais eficiência.

Já o Xbox Series X também reproduz games em resolução 4K a 120 quadros por segundo. Outras especificações dele incluem uma memória interna de 1 TB de armazenamento, utilizando un SSD, e um processador gráfico de 12 teraflops, acompanhado de 8 núcleos de 3,8 Ghz.

Um diferencial é que existem duas versões do console, sendo que o Xbox Series S é um modelos mais modesto do X. No geral, a base deles é bem semelhante, mas o S não conta leitor de disco e reproduz os games apenas com resolução 1440p. Por isso, ele é um modelo bem mais em conta que o Series X.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.