No artigo a seguir, mostraremos como o Google Trends funciona para que você possa considerar adicioná-lo à sua estratégia de SEO. É gratuito e sua empresa não precisará deixar de investir em serviço de link building.
O que é o Google Trends?
O aplicativo Google Trends permite saber o nível de busca de uma determinada palavra-chave em um determinado período de tempo.
Também permite conhecer os tópicos ou temas mais populares da rede, bem como as tendências.
E não só isso, você pode comparar o número de palavras-chave ou frases pesquisadas para que você possa trabalhar nelas estrategicamente.
Para considerar:
Ao contrário do planejador de palavras -chave, o Google Trends não mostra o número de pesquisas, mas mostra valores relativos com base em uma escala de 0 a 100.
Tipos de pesquisa do Google
Para trabalhar de forma mais eficaz no Google Trends, você deve conhecer os diferentes tipos de buscas.
Regular: São as pesquisas que os usuários realizam regularmente ao longo do ano. Como por exemplo: Youtube, Facebook ou Twitter.
Irregular: São buscas esporádicas e claramente estacionárias. Ou seja, como: Natal, Cyberday ou dia do sanduíche.
Como funciona o Google Trends?
Vamos conhecer os elementos que compõem a aplicação.
1- Volume de pesquisa
Essas buscas não fornecem volumes absolutos, apenas relativos.
2- Tendência de pesquisa
A tendência de pesquisa mostrará se uma palavra-chave está em uso ou esquecida. Especial para decidir se deve usar certas palavras ou não.
3- Previsão
É uma estimativa da evolução da palavra-chave.
4- Buscas relacionadas
São aqueles termos que estão relacionados ao seu tópico principal. Isso é “Natal” (tópico principal) “Melhores ofertas de Natal” (pesquisa relacionada)
5- Comparar termos de pesquisa
Os termos de pesquisa podem ser comparados por data, locais ou vários termos.
Você pode fazer a comparação com grupos de termos ou apenas um.
6- Filtrar pesquisas
Para tirar o máximo proveito dos resultados, oferece a opção de filtrar sua pesquisa por país ou localização geográfica, datas, categorias etc.
7- Exportar
Dá-lhe a opção de baixar (ou exportar) um arquivo com os dados.
Uma opção muito boa para quando você não tem internet ou quer revisá-los em outro momento com mais calma.
8- Tendências nas tendências do Google
Explore as tendências do ano passado e as espontâneas.
Para isso, você deve ir ao menu à direita e clicar na opção “tendências na pesquisa”.
Além disso, você pode rever as tendências no YouTube acessando os mais populares; Fazendo isso você poderá conhecer as buscas mais realizadas agrupadas por tópicos.
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Para que usar o Google Trends?
Vamos ver suas funções práticas…
- Identifique as palavras-chave apropriadas.
- Segmentação geográfica
- Planejamento de conteúdo (com base no que os usuários mais pesquisam no Google)
- Análise do concorrente
- Comparação de pesquisa de termos diferentes
- Seleção de título (inclua os termos mais pesquisados em seus títulos)
- Detectar sazonalidades (eventos que causam buscas irregulares)
- Analise o comportamento do usuário
Agora que você conhece todas as funcionalidades do Google Trends, não perca mais tempo e inclua essa ferramenta na sua estratégia de posicionamento de SEO.
Garanto que se você souber como aplicá-lo, perceberá as mudanças em sua estratégia. Muito sucesso e lembre-se que você sempre pode se aconselhar com uma consultoria de SEO especializada nessas questões