5 dicas para melhorar a experiência do cliente

Há muito tempo o processo de compra do cliente deixou de ser decidido apenas pelo preço e qualidade do produto ou serviço, agora a experiência envolvida nesse processo passou a ser considerada como um fator relevante na hora de fechar negócio.

Por que a experiência é algo tão importante?

Até a compra de algo simples como um café na padaria, tem uma série de questões levadas em conta: o preço do café, o tempo que levará para ficar pronto, a qualidade do sabor, o ambiente, o atendimento do garçom e do atendente de caixa, as formas de pagamento oferecidas pelo estabelecimento, etc.

Todos esses itens são fatores que contribuem para que a experiência seja ou não satisfatória, o que implicará se o cliente voltará ou não ao estabelecimento.

Segundo pesquisas feitas através do Dimensional Search – plataforma que ajuda empresas a melhorarem seus resultados fornecendo dados de pesquisas com consumidores -, 52% dos entrevistados continuaram adquirindo serviços ou produtos de uma empresa após terem uma experiência positiva.

Em contrapartida, 59% decidiram encerrar o processo de compra depois da experiência não ter sido satisfatória, optando pelo concorrente. 

Pensando no mundo digital, empresas que vendem seus serviços online também precisam se preocupar em oferecer a melhor experiência ao cliente, implementando o programa crm gratis, por exemplo, é uma boa estratégia, visto que, diferente de empresas físicas, elas não possuem contato humanizado, o que faz diferença no processo.

Portanto, aqui vão 5 dicas de como melhorar a experiência do cliente online: 

  • Estabeleça uma comunicação próxima e acolhedora;
  • Procure conhecer e levar em conta as preferências dos clientes;
  • Esteja à disposição durante e após o processo de compra;
  • Tenha um time capacitado para atendimento;
  • Busque superar as expectativas.

Ferramentas como o sistema crm, ajudam a reunir e analisar dados de possíveis clientes, como seus interesses, preferências, etc., e essas são informações valiosas que podem ajudar uma empresa a adaptar ou até mesmo refazer suas estratégias de venda.

Como se destacar dos concorrentes?

É importante também, analisar a concorrência além do olhar empresarial, e olhar como um cliente. Por que um consumidor poderia fechar negócio com outra empresa? O que essa ou essas empresas têm de diferente? Quais as vantagens? Respondendo essas perguntas, é possível se ter uma noção de como melhorar os processos dentro da própria empresa.

Algo indispensável de se ter, por mais que pareça simples, mas que tem um grande peso no todo, é: organização e alinhamento. Com uma equipe alinhada com o mesmo objetivo, que é proporcionar ao cliente a sensação de encantamento, surpresa, impressioná-lo com um bom tratamento do início ao fim, as chances de sucesso são maiores.

O crm gratuito é um grande aliado na hora de fazer essa organização.

Esse tipo de estratégia, quando implementada, organiza e armazena todos os momentos de contato entre o cliente e o vendedor: ligações, e-mails, apresentações, acessos ao site ou e-commerce, tudo isso é computado durante o processo de venda e pode ser acompanhado pelo crm simples.

Com ele, a empresa não perde nenhum dado do cliente e ainda tem a chance de analisar situações que resultaram em venda e também aquelas em que o cliente declinou.

É fundamental que o atendimento ao consumidor seja blindado, pois essa é a parte que une todos os processos e contribui para que a experiência do cliente seja valiosa. Sendo bem atendido e sentindo que a empresa se importa com sua opinião, seus gostos, suas ideias, o cliente terá uma consideração maior.

Pode se dizer que o crm é o topo do app funil de vendas, já que constitui a etapa de acompanhamento e follow-up, mas é essencial conhecê-lo por inteiro:

 

  • Atração;
  • Conversão;
  • Fechamento;
  • Encantamento.

O funil de vendas é descrito de várias formas diferentes, mas essas citadas são as etapas essenciais para qualquer processo, e ele é importante para o acompanhamento por completo desde a atração do cliente até a finalização da venda, não se esquecendo do pós-venda, que é necessário para encantar e fidelizar o consumidor.

Por fim, analisar formas de se destacar da concorrência, desde a melhoria de processos internos até diferenciações no próprio serviço ou produto a ser vendido, é super relevante e fará com que a empresa tenha sua autoridade definida em meio aos concorrentes.

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